The art of brazilian renaissence lace.
Fernanda Yamamoto

Um dos principais talentos da moda brasileira, a paulistana Fernanda Yamamoto tem marca própria há doze anos e é reconhecida pelo trabalho que integra design, arte e cultura por meio de processos artesanais e técnicos. Para ela a moda é importante ferramenta de expressão com poder imenso de comunicação com papel social e cultural. 

Fernanda desenvolve um trabalho extremamente autoral e investigativo da moda em si e o que ela representa. Conhecida por um estilo único, que combina processos artesanais, cores e texturas à uma modelagem especial, a estilista é formada em administração de empresas pela FGV-SP (2000) e honras em Moda pela Parsons de Nova York (2006).

Além de desfilar no SPFW desde 2010, Fernanda já foi convidada para apresentar suas criações e outros países como Japão (vencedora do Shinmai, da Japan Fashion Week), Chile (desfile Feltragem no evento Raiz Diseño), Itália (Mostra de Moda Fernanda Yamamoto no Pastificio Cerere) e Colômbia (representante brasileira com o desfile Histórias Rendadas no Micsul).

Foi representante duas vezes da BID (Bienal Interamericana de Design) na categoria Têxteis e Moda. Foi premida duas vezes no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira na categoria Têxtil (Primeiro Prêmio e Menção Honrosa).

Participou de exposições no Brasil com destaque para:  “Acervo de Moda Senac: FERNANDA YAMAMOTO 10 anos de História”, “Nuno x Fernanda Yamamoto: mostra sobre o trabalho colaborativo entre as marcas na Japan House”, “Abertura do 12º Coloquio de Moda com exposição Historias Rendadas “Exposição da Coleção Arte alfaiataria no 13º Colóquio de Moda (Bauru- SP) e no Instituto Ling”, Exposição #ForadaModa, no Sesc Ipiranga.

Desenvolveu trabalhos colaborativos com outras marcas, artistas e empresas como: Triumph, Sala Raí, Chocolat du Jour, Lia Menna Barreto, Bertolucci Iluminação, PAX.arq, Patricia Centurion, Nino Cais e Natura.

Seus desfiles são sempre um mergulho em tema, técnica, do universo da moda: renda renascença do Cariri paraibano na coleção Historias Rendadas, tingimento natural com a Comunidade Yuba, técnicas de alfaiataria na Estação Pinacoteca e o último no qual utilizou cerca de 300 peças de todos os desfiles já realizados e, criou com eles, via upcycling, uma coleção comemorativa apresentada no SPFW.

Nos últimos dois anos lançou importantes projetos e linhas de produtos: os kits “faça você mesmo” Somamos, o projeto Arte e Moda com curadoria de Nino Cais, o projeto FY Ressignifica com transformação de peças antigas de clientes e a linha masculina NANDO.

Website

www.fernandayamamoto.com.br

Instagram

@fernandayamamoto_loja