Mais do que função, o Design tem o poder de abrigar história, memória e laços afetivos. Essa percepção – alinhada com a essência da brasilidade – que o designer mato-grossense Sérgio Matos fornece avalizada no caldeirão cultural com tempero mestiço. A base sólida da criação enraíza-se na regionalidade, na identidade que resiste ao tempo e preserva técnicas e saberes ancestrais. O feito à mão, com ouvido humano, imprime o trabalho da originalidade.
A formação do Design de Produto pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2005, forjou uma afetividade imbricada com as terras do Nordeste. A cidade da Paraíba é o endereço residencial e profissional onde desenvolve produtos com assinatura peculiar. Sobretudo, pela trama têxtil que amarra tradições e amarram com orgulho os registros do folclore, dos recortes extraídos do cotidiano e dos pedaços de paisagens garimpados para viagens. O fio de cultura é a matéria-prima essencial.
A trajetória – desde a inauguração do estúdio em 2010 – coleta prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Abre caminhos para a difusão do conhecimento, onde a união do design com o artesanato resulta em consultorias direcionadas às comunidades artesanais. Cada experiência cria oportunidades de empreendedorismo e resgata sonhos individuais e coletivos. E ainda, fortalece a crença nas habilidades herdadas dos ancestrais e projeta a autoestima, como combustível para enriquecer as riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos.
Website
https://www.sergiojmatos.com.br/